ATO AUTORIZATIVO
Portaria 254 de 12/04/2018, publicada no DOU de 13/04/2018.
RECONHECIMENTO DO CURSO
O Curso de Ciências Contábeis iniciará as suas atividades em agosto de 2019.
PERFIL DO EGRESSO
O curso de graduação em Ciências Contábeis a ser oferecido pela FIC tem como perfil profissional o Contador capaz de compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, nos diferentes modelos de organização; que apresenta pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais; que utilize as inovações tecnológicas e relatórios gerenciais como subsídio à formulação de decisões e como instrumento de controle interno; promova avaliação de forma crítico e analítica em face das implicações organizacionais.
O avanço das técnicas em Controladoria, Auditoria e, notadamente nos Sistemas de Informações Contábeis tem reservado ao bacharel em Ciências Contábeis um dos papéis mais relevantes tanto no registro sistemático e cronológico das informações, como no subsídio à formulação de decisões nos mais diferentes níveis gerenciais. Os relatórios gerenciais oriundos de sistemas integrados de informações passaram a ser utilizados em todos os níveis administrativos, resultando num uso mais intensivo das informações contábeis, tanto como subsídio à formulação de decisões, como instrumento de controle interno.
Em sua atuação o bacharel em Ciências Contábeis deverá considerar a ética, a segurança e as questões socioambientais.
Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ciências Contábeis, o Contador deverá:
- planejar, executar e controlar atividades contábeis e empresariais nos mais diversos setores, tanto do ponto de vista fiscal quanto gerencial;
- desenvolver autonomia para o autogerenciamento e a reciclagem profissional;
- transformar dados contábeis em informações gerenciais úteis para decisões da direção ou do público externo (investidores);
- adequar relatórios contábeis aos princípios fundamentais de contabilidade locais, de outros blocos econômicos ou universais;
- desenvolver a ética nas relações profissionais e responsabilidade social nas relações empresariais, na precisão dos trabalhos e nos registros.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
O curso de graduação em Ciências Contábeis da FIC tem como objetivo geral formar profissionais com ampla visão mercadológica e empresarial, com postura gerencial, apto ao exercício das variadas possibilidades da intervenção profissional no campo da ciência contábil, nas empresas privadas e entidades públicas. Em paralelo, o curso buscará a formação técnica e científica de profissionais especializados no desenvolvimento e administração do sistema de informações contábeis das entidades, com o propósito de produzir relatórios destinados ao cumprimento de exigências jurídico-fiscais e relatórios internos destinados a subsidiar a formulação de decisões e promover o controle interno.
Objetivos Específicos
São objetivos específicos do curso de graduação em Ciências Contábeis da FIC:
- ministrar os conteúdos essenciais previstos na estrutura curricular por meio das atividades teóricas, teórico-práticas, complementares, de forma integrada e criativa, considerando a realidade sócio-político-cultural, regional e nacional;
- propiciar o conhecimento contábil, com ênfase na interpretação e análise de relatórios contábeis, possibilitando tomadas de decisão orientadas em todos os níveis administrativos;
- proporcionar o conhecimento dos avanços na área de informática, de controle interno, e na área gerencial, para determinar um redirecionamento da atividade do bacharel para uma visão intra-organizacional;
- proporcionar ao aluno uma formação doutrinária-científica em bases sólidas, oferecendo-lhe condições de pensar a contabilidade com raciocínio lógico e prático;
- formar profissionais capazes de promover a realização de estudos sobre os fatos contábeis da administração de entidades privadas e/ou públicas;
- formar profissionais dotados de conhecimentos e visão empreendedora e integradora, capazes de atuarem como gestores e/ou como empresário da contabilidade ou, ainda, de forma autônoma, como consultor, auditor, perito e/ou analista;
- capacitar profissionais que possam exercer suas funções com competência e plena consciência da responsabilidade ética assumida perante a sociedade e as organizações que a integram;
- ensejar condições para a construção adequada e contínua do conhecimento intelectual que permita a integração do Contador na estratégia dos negócios;
- desenvolver as áreas de conhecimento, competências, habilidades, atitudes e valores éticos, fundamentais à formação acadêmica e profissional-cidadão ético e crítico;
- proporcionar aprendizado interdisciplinar, necessário para a produção do conhecimento e para a superação de desafios tecnológicas e de mercado inerentes ao exercício profissional;
- desenvolver as atividades curriculares com interdisciplinaridade, tendo como base de construção do perfil almejado e a integração entre ensino, investigação científica e extensão;
- favorecer a flexibilização curricular de forma a atender interesses mais específicos/atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;
- desenvolver investigação científica e extensão na área da Contabilidade, buscando soluções para as necessidades cotidianas;
- assegurar a articulação entre o ensino, a investigação científica e a extensão, garantindo ensino crítico, reflexivo e criativo, que leve à construção do perfil almejado;
- estimular dinâmicas de trabalho em grupos, por favorecerem a discussão coletiva e as relações interpessoais;
- fomentar a valorização das dimensões éticas e humanísticas da profissão, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade;
- formar Contadores que exerçam a cidadania por meio de práticas profissionais com responsabilidade técnica, ética e cidadania, conscientes das necessidades sociais, econômicas e ambientais regionais e do País;
- formar profissionais que contribuam para o desenvolvimento sustentável, buscando a inclusão social;
- implementar metodologias no processo ensinar-aprender que estimulem o aluno a refletir sobre a realidade social e aprenda a aprender;
- estimular o desenvolvimento de competências (saber), habilidades (fazer) e atitudes profissionais para o exercício profissional do Contador;
- proporcionar formação profissional com capacidade de liderança e de trabalho em equipe;
- desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da investigação científica e da extensão.