O curso de graduação em Farmácia da FIC tem como objetivo geral graduar o profissional farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, desenvolvendo atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos.
ATO AUTORIZATIVO
Portaria 429, de 21/10/2011, publicada no DOU de 24/10/2011.
RECONHECIMENTO DO CURSO
PORTARIA MEC/SESU 578, de 09/06/2017, DOU de 12/06/2017.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Curso de Graduação em Farmácia da FIC será um profissional dotado de formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos, com compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. O profissional estará capacitado para o exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos.
O egresso do Curso de Graduação em Farmácia da FIC será um profissional adaptável e com suficiente autonomia intelectual e profissional, capacitado para continuar a buscar conhecimentos após a graduação e comprometido com as transformações sociais em qualquer nível de desenvolvimento dos programas de saúde, atendo aos princípios da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade e hierarquização que norteiam o sistema de saúde vigente no País.
O egresso da FIC será profissional com conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades para definição, promoção e aplicação de políticas de saúde, participação no avanço da ciência e tecnologia, atuação em equipes multidisciplinares, em todos os níveis de atenção sanitária. A capacitação profissional deve estar alicerçada no desenvolvimento de competências para o exercício do pensamento crítico e juízo profissional; gerenciamento, análises de dados, documentação, tomada de decisões e solução de problemas; comunicação oral e escrita; construção do conhecimento e desenvolvimento profissional; interação social; atuação ética e responsável, com compreensão da realidade social, cultural e econômica de seu meio. O profissional deverá compreender as diferentes concepções da saúde e enfermidade, os princípios psicossociais e éticos das relações e os fundamentos do método científico; distinguir âmbito e prática profissional, inserindo sua atuação na transformação de realidades em benefício da sociedade.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Farmácia, considerando o caráter interdisciplinar da formação profissional do bacharel em Farmácia, a organização curricular permitirá a integração entre as ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas e sociais e farmacêuticas, despertando desde o início do curso o interesse para o desenvolvimento de competências e habilidades gerais, com informações sobre os princípios e os fundamentos da profissão, ressaltando sua importância, a responsabilidade social e o compromisso com a cidadania.
O egresso do Curso de Farmácia da FIC deverá ser capaz de exercer as competências e habilidades específicas detalhadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Área, que o propiciará um enorme leque de oportunidades de trabalho público ou privado.
OBJETIVOS
O Curso de Graduação em Farmácia da FIC tem como objetivo geral graduar o profissional farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, desenvolvendo atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos.
O profissional farmacêutico generalista deverá estar centrado nas necessidades assistenciais, visando garantir um atendimento livre de riscos à população, através do planejamento, coordenação, execução e avaliação da assistência à saúde, integrado numa equipe multiprofissional, considerando:
I - componentes curriculares, que integrem conhecimentos teóricos e práticos de forma interdisciplinar e transdisciplinar;
II - planejamento curricular, que contemple as prioridades de saúde,
considerando os contextos nacional, regional e local em que se insere o curso;
III - cenários de práticas diversificados, inseridos na comunidade e nas redes de atenção à saúde, pública e/ou privada, caracterizados pelo trabalho interprofissional e colaborativo;
IV - estratégias para a formação, centradas na aprendizagem do estudante, tendo o professor como mediador e facilitador desse processo;
V - ações intersetoriais e sociais, norteadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);
VI - atuação profissional, articulada com as políticas públicas e com o desenvolvimento científico e tecnológico, para atender àsnecessidades sociais;
VII - cuidado em saúde, com atenção especial à gestão, à tecnologia e à inovação como elementos estruturais da formação;
VIII - tomadade decisão com base na análise crítica e contextualizada das evidências científicas, da escuta ativa doindivíduo, da família e da comunidade;
IX - liderança, ética, empreendedorismo, respeito, compromisso,
comprometimento, responsabilidade, empatia, gerenciamento e execução de ações, pautadas pela interação, participação e diálogo;
X - compromisso com o cuidado e a defesa da saúde integral do ser humano, levando em conta aspectos socioeconômicos, políticos, culturais, ambientais, étnico-raciais, de gêner
o, orientação sexual, necessidades da sociedade, bem como
características regionais;
XI - formação profissional, que o capacite para intervir na resolubilidade dos problemas de saúde do indivíduo, da família e da comunidade;
XII - assistência farmacêutica, utilizando medicamento e outras tecnologias como instrumentos para a prevenção de doenças, promoção, proteção e recuperação da saúde;
XIII - incorporação de tecnologias de informação e comunicação em suas diferentes formas, com aplicabilidade nas relações
interpessoais, pautada pela interação, participação e diálogo, tendo em vista o bem-estar do indivíduo, da família e da comunidade;
XIV - educação permanente e continuada, responsável e comprometida com a sua própria formação, estímulo ao desenvolvimento, à mobilidade acadêmico
- profissional, à cooperação e à capacitação de profissionais, por meio de redes nacionais e internacional.
Espera-se contribuir para a formação e a educação continuada dos farmacêuticos, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população, auxiliando a reorientação das farmácias e reforçando o papel desses profissionais em estabelecimentos de saúde pertencentes ao Sistema Único de Saúde – SUS -, sejam eles de natureza pública ou privada.
Por outro lado, devido à riqueza da biodiversidade local do estado do Pará, a FIC, ao propor o Curso de Graduação em Farmácia, teve como objetivo formar profissionais orientados à área dos medicamentos fitoterápicos.
O Curso de Graduação em Farmácia da FIC tem como objetivos específicos:
Comprometer o aluno com o desenvolvimento científico e a busca do avanço técnico associado ao bem-estar, à qualidade de vida, do meio ambiente e ao respeito aos direitos humanos.
Profª Carolinne de Oliveira Marquez
Noturno
10 Semestres
farmacia@ficredencao.com.br
(18) 99765-2379